segunda-feira, 4 de junho de 2007

Auto-avaliação 17/24

Para começar minha avaliação penso ser imprescindível colocar que a atividade em grupo que realizei na disciplina sobre Blogs e Flogs na Educação foi através de um grupo de recuperação.
Isso porque as primeiras atividades realizadas em grupo, não consegui acompanhar: primeiro pela enorme falta de tempo, segundo pelo assunto completamente desconhecido para mim. Como nada acontece por acaso fui “deslocada” de meu grupo inicial para integrar um novo grupo que pesquisou sobre
Thumbstacks.
Como praticamente tudo para mim é novo e estranho este aplicativo não poderia ser diferente, a começar pelo nome. Hoje revendo as primeiras postagens e e-mails enviados para as colegas, do grupo, percebo que houve um crescimento bem significativo, pois no início nem dúvidas eu tinha uma vez que não sabia da existência deste recurso.
Ainda nas atividades de construção do bloglines, através da orientação de uma colega de trabalho, percebi que minhas dificuldades não eram “dificuldades” e sim desconhecimento dos macetes e detalhes da informática uma vez que a maioria dos recursos disponíveis são extremamente simples, basta saber onde encontrá-los e esse é um conhecimento que exige prática e experienciação diária.
Passado esse primeiro sufoco, que quase me levou a desistir do curso (mesmo na reta final), as coisas ficaram mais tranqüilas, apesar das dificuldades ainda me acompanharem.
A formação deste novo grupo foi bem delicada, pois estávamos todas com defasagem em nossas atividades e o recurso destinado para nós estudarmos “era de outro planeta”. Todas as pessoas contatadas desconheciam o recurso, o que me deixava cada vez mais angustiada; visitei dezenas de sites e todos direcionavam para uma única página; passei várias noites pesquisando sem sucesso. Isso me deixava extremamente preocupada, pois não era apenas eu que estava sendo prejudicada com minha falta de avanço, mas outras colegas também. Até que uma das colegas construiu nosso blog colaborativo e começamos a interagir: uma pesquisa leva a outra, assim como cada descoberta levanta novas dúvidas que produzem novas descobertas. Penso que o que nos leva a perseverar é o grupo que busca, que instiga, que incentiva e nos cobra uma participação.
Hoje analisando tudo que passamos nestas semanas, penso que realmente não foi por acaso que pesquisei este assunto: já nos aconteceu de estarmos preparados para uma grande apresentação e o computador não reconhecer o CD. Hoje sabemos que existem outras possibilidades de armazenamento de nossas apresentações. Possibilidades essas, on-line, gratuitas e muito fáceis de serem elaboradas.
Esse trabalho foi só uma pincelada do que podemos desenvolver nos espaços escolares, o que gostaria muito é ainda ver essas atividades serem desenvolvidas em todos os cursos de licenciatura.

sábado, 2 de junho de 2007

Atividade 17/16 - relatório individual

A pesquisa realizada sobre Thumbstacks foi algo inusitado, pois não havia um ponto de partida. Durante várias noites visitei muito sites, mas para minha decepção quase todos eles indicavam a mesma página. Entre uma pesquisa e outra, enviava email para as colegas do grupo solicitando socorro e enviando as poucas descobertas que havia feito. Passado o primeiro sufoco, comecei a atestar algumas apresentações e a ansiedade foi sendo substituída pela alegria da descoberta. Esse aplicativo é bastante novo, ainda apresenta muitas falhas, principalmente ao exibir uma apresentação (desconfigura o texto). Acesse o blog colaborativo do meu grupo e confira: http://tmbeloice.blogspot.com.
Não possui muitos recursos, bem menos que seu concorrente Power Point, mas ao contrário deste não necessita "ser guardado", uma vez que seu acesso é online.
Para mim a pesquisa foi bastante difícil e morosa, mas penso que as colegas, cada um no seu rítmo e capacidade conseguiu contribuir com o trabalho.